Resumo Digital

Resumo Digital – 9 de junho de 2020

Obras na Acampamento: o dia é convidativo com tempo bom e a prefeitura através da Empreiteira Cotrel está realizando obras da Dr. Turi até a Av. Medianeira. As obras são necessárias, portanto cautela aos motoristas e quem puder evite transitar nessa rua principalmente em horário de pico.

Prevenção: na Acampamento em frente ao Jornal tem a parada de ônibus e em certos horários impressiona o número de pessoas aguardando o coletivo e sem respeitar o distanciamento. Precisamos olhar o que aconteceu em São Paulo e outros estados do país o arrastão que o coronavírus fez.

UFSM: volta às aulas em 14 de julho se nada acontecer. Para a cidade é bom porque aqui chegarão universitários de todo o Brasil. Para a economia local é prejuízo e para os pais que mantém imóveis alugados da mesma forma. Vamos aceitar o coronavírus que veio para impor limites e deixar um aviso. Sabemos que Deus quer o bem de todos para tanto precisamos fazer a nossa parte. Importante também a purificação no seu dia-a-dia, eliminar orgulho, egoísmo e a cobiça. E quem está no poder pense nos menos favorecidos.

Feriadão: mas pouca gente sai. Planeje o feriado de quinta-feira, o horário das celebrações é às 15h30. Na sexta o Dia dos Namorados, antecipe ou adie as comemorações para evitar aglomerações e no sábado, Dia de Santo Antônio.

Jornal A Cidade: estamos concluindo a edição para amanhã, 10 de junho, do jornal impresso. E depois diremos um até breve, mas nos acompanhe diariamente em nossa página no site e no sábado em nosso espaço na Rádio Imembuí das 10h às 12h.

Do tapete pela solidariedade
É Corpus Christi, é a Festa celebrada 40 dias após a Páscoa, na quinta-feira, que surgiu no século XVIII na diocese de Liège, na Bélgica por iniciativa da freira Juliana de Mont Corrillon que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma Festa Litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. O padre Pedro de Paulo, da Boêmia, celebrou uma missa na Cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália. Lá ocorreu um milagre eucarístico “da história consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração”. Diz a história que isso aconteceu porque o padre teria duvidado da presença real de Jesus na Eucaristia. O Papa Urbano IV que residia na Itália onde vivia São Thomás de Aquino ordenou ao Bispo Giácomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão e quando o Papa encontrou a procissão pronunciou diante da relíquia Eucarística as palavras ‘Corpus Christi’. E o Papa João XXII publicou na Constituição Clementina de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas a partir da oficialização da festa de Corpus Christi que passou a ser celebrada todos os anos após o primeiro domingo da Santíssima Trindade. No Brasil é tradição fiéis enfeitarem as ruas com tapetes feitos a base de pó e serragem, preparando a procissão que traz o grande motivo da festa, Jesus Eucarístico.
Em Santa Maria: a mudança para este ano é a restauração. Se o tempo permitir será preparado em frente à Basílica o Cálice da Solidariedade. Centenas de kits doados estarão formando o Cálice em cima de um tapete como no passado e que será preparado por artistas e crianças. Se chover terá alterações e poderá ser organizado internamente na Basílica. Às 14h partirá do Caridade a procissão com o Santíssimo que percorre as ruas e volta para a Basílica e lá às 15h30 o arcebispo Dom Hélio Rubert e sacerdotes vão conduzir as celebrações. E os kits serão entregues dia 13 junto com o Varal Solidário no Terminal Dom Ivo no Feirão Colonial para quem foi cadastrado, para evitar aglomerações quem puder fique em frente à sua casa para contemplar a passagem do Santíssimo ou acompanhar pelas redes sociais e Rádio Medianeira. Deve ser destacada a criação para marcar a data tão importante de Corpus Christi.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Bella Vista Supermercados, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Agafarma Camobi, Walter Beltrame Ltda., Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Santa Catarina Transportes, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI.

Comment here