Sem categoria

Resumo Digital – 7 de maio de 2020

Silêncio: O quanto buscamos meios para termos tranquilidade, sossego e bem-estar, mas o ruído perturba as pessoas principalmente os idosos e no dia 7 comemora-se no mundo o Dia do Silêncio. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde, e tem o objetivo de conscientizar as pessoas dos males que a poluição sonora provoca, em diversos aspectos, para a queda da qualidade de vida das pessoas. Se formos buscar as origens não encontramos, mas cada pessoa deve fazer sua avaliação do seu comportamento e do modo de viver em comunidade, principalmente alguns jovens que incrementam seus veículos e em alguns casos não dá para entender como as autoridades permitem que o mesmo circule em via pública daquela maneira, bem como com a velocidade em perímetro urbano, aquele motorista que transita de vidro aberto e o som para todos ouvirem. Para quem vai num evento que tem música, muitas vezes o volume é tão elevado que ninguém consegue conversar, só gritando, ao chegar em casa no dia seguinte fica 24 horas com a música em seus ouvidos. O comportamento das pessoas nos prédios que conversam em voz alta e fazem algazarras noite adentro, que ficam conversando sem respeitar o sossego e os limites que a lei impõe que normalmente é o silêncio a partir das 22h até às 6h. O comportamento faz parte do ser humano, a base vem da família, mas nem sempre os ensinamentos do lar são aproveitados no dia-a-dia. Hoje faça uma reflexão sobre o silêncio e muitas vezes quem comparece a uma cerimônia religiosa percebe-se o quanto os que ali estão presentes mantém-se em silêncio. Consulte um fonoaudiólogo para entender o mal que produz o barulho e a falta de gestão, quem abusa do silêncio não está pensando nos outros, apenas em si.

Instituto Estadual Padre Caetano – Foi criado em 3 de maio de 1977, com o nome de Escola Estadual de 1º grau Padre Caetano, foi uma homenagem ao padre Caetano Pagliuca que destacou-se como um dos maiores empreendedores educacionais de nossa cidade. A escola situa-se na Avenida Mauricio Sirotsky Sobrinho. Tem a filosofia “a educação é algo mais amplo do que a escola”.

Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi – foi criado em 7 de maio de 1978, no bairro João Goulart, na rua Fontoura Ilha. Atende toda a região dentro de sua estrutura.

Oftalmologista: o dia é comemorado hoje no Brasil, uma homenagem ao profissional responsável pelo estudo, cuidado e prevenção de doenças ligadas ao sistema ocular. A origem da data vem da fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, em 7 de maio 1930. No Brasil, o dia só veio a fazer parte do calendário nacional em 1986, quando o então ministro da Saúde, Seigo Tsuzuki, editou a portaria nº 398. A data lembra a importância da consulta periódica ao especialista ocular. Desse modo, é possível identificar e prevenir uma série de problemas comuns à visão. Nossa cidade é qualificada em termos de profissionais e clínicas com especializações e credibilidade.

Santa Luzia: o médico trata o paciente, procura os caminhos corretos para dar a visão necessária para o seu paciente e Santa Luzia espiritualmente protege a todos nós contra doenças dos olhos. Santa Lúcia ou Santa Luzia, nasceu na Cecília e morreu mártir no ano de 303, foi sepultada em Veneza onde seu túmulo se encontra até hoje. Conta a tradição que quando estava presa lhe foram arrancados os olhos, mas no dia seguinte a encontraram com seus olhos novamente perfeitos. Em nossa cidade, no bairro Tomazetti, onde encontramos mais de cinco templos religiosos de diversas religiões lá está a capela que pertence ao Santuário da Medianeira, a comunidade mantenedora e dedicada e anualmente em dezembro acontece a festa. E quem é devoto, tem problemas de visão na certa recorre a esta santa.

Maio do esporte profissional: hoje o Rio-grandense, famoso Periquito, com seu estádio na parte norte, um patrimônio com valor invejável, mas que não consegue deslanchar como clube de futebol. Foi criado em 7 de maio de 1912. A esperança está permanentemente presente nos torcedores que não são poucos do clube tão querido da cidade. E neste mês também no dia 16, o Inter-SM também festeja o seu aniversário. Parabéns para a Rádio Imembuí e a Rádio Nativa pela campanha em busca de donativos para serem doados a quem precisa, porque a família Periquito não tem tamanho, de tantos participantes.

Faculdade Imaculada Conceição: é bom recordar a FIC que começou em 1955, na linha de frente as Irmãs Franciscanas. Eu tive o privilégio de aqui estar de 1972 a 1975, naquele tempo dificilmente o sexo masculino cursava Letras, Estudos Sociais e outros cursos, o predomínio era das mulheres, tanto é que no meu de Estudos Sociais éramos 40 alunos sendo 39 mulheres, e só eu buscando esse curso, saudades desse tempo (na hora de fazer os trabalhos eu só assinava e elas faziam tudo). E os professores daquela época, quero aqui destacar a professor Regina Biacchi Emanuelli e tantos outros. E a partir desse ano o crescimento planejado e determinado do jeito de ser das irmãs franciscanas passamos para a Unifra por longo tempo e repentinamente foram contempladas com o educandário São Vicente na Silva Jardim, aquele prédio gigante e bonito e elas o transformaram, criaram ali o Campus 2 e salvaram um edifício que hoje é um patrimônio histórico da cidade. E veio o avanço fortalecido, novos cursos foram criados, até Odontologia e Medicina, o bairro Rosário prosperou, até a construção civil deslanchou, o comércio, a vida noturna e hoje chama-se Universidade Franciscana. Particularmente queremos parabenizar a Irmã Iraní Rupolo , e toda sua equipe de trabalho, pois o que não falta aqui é qualificação profissional. É uma grande empresa que gera investimentos na educação e também empregos. E o Convento São Francisco, onde é a sede da Província Franciscana na Avenida Medianeira, onde tudo começou em Santa Maria, ali está o Museu Sacro das Irmãs Franciscanas. Na certa o santa-mariense num todo e quem lá estudou neste dia 7 de maio, ao completar 65 anos, devem agradecer a Deus e Nossa Senhora Medianeira por tantas bondades.

Irmã Iraní

Jornal A CIDADE comunicado: circularemos dia 14 em homenagem aos 162 anos de nossa cidade, sua evolução, expansão e crescimento. É impossível contar a história pelo quanto produziu nesse percurso. Ela teve origem de Cachoeira do Sul que foi emancipada em 1819 e Cruz Alta em 1833. Leitores, analisem a cidade que é o coração do Rio Grande e as cidades que lhe deram origem para termos tantas virtudes e nem sempre sabermos aproveita-las. Até dia 11, do nosso jeito de ser, não batemos na porta, você que nasceu aqui ou adotou a cidade, é empreendedor, empresário, agradeça a tanta bondade que recebeu através desta edição e será lida a sua mensagem no dia 16 em nosso espaço na Rádio Imembuí, das 10h às 12h, data em que o Inter-SM comemora aniversário. Ligue para mim no 55 98407-1000, estou aqui desde 1970, lembro-me de muitos fatos que vi, participei e ajudei e quantas desavenças políticas que são normais em nosso país, mas Nossa Senhora Medianeira recebe sempre a todos de braços abertos, venha a Santa Maria, esse é nosso slogan nesse mês de maio.

Publicações legais: Editais de assembleias de condomínios é necessário publicar na mídia impressa, bem como de associações, sindicatos, entidades e instituições para que tenham valor jurídico. O simples comunicado em uma parede ou uma mensagem via internet poderá ter o ato anulado. E o balanço da sua empresa e da sua entidade ou instituição é a peça principal para você conseguir verba pública, é a prova. E se você estiver inserido neste contexto consulte nossos valores porque circularemos no dia 14, por e-mail ja@jornalacidade.com ou pelos 55 3223-5192 ou 55 98407-1000.

APOIO: Vidraçaria Miragem, Estação Rodoviária, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar Angelus, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Bella Vista Supermercados, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Agafarma Camobi, Beltrame Casa Completa, Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, Tiane Jóias, SM Fibras, Santa Catarina Transportes, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Coopaver, AM Brum Funerária, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Travelmix, SIM (ATU), Casa do EPI, Marcenaria Tropical.

Comment here