Sem categoria

Resumo Digital – 30 de março de 2020

30 de março, uma segunda-feira para refletir como diz na sua coluna do fim de semana na Zero Hora, L. P. S A. Aveline “estamos aprendendo a meditar e a pensar em conjunto e a vida está a ser reinventada”. O coronavírus e a estiagem por aqui não escolheram ninguém, são um pente fino. É preciso bom senso, perdoar os infratores e que voltem ao seio da comunidade renovados. Pensar e meditar, o 31 de março de 1964, não com manifestações, mas sim no silêncio de cada e avaliar a conjuntura política nacional vamos neste final de março refletir, rezar e agradecer primeiro pelo dom da vida, depois do trabalho e o principal pelo sustento de cada pessoa.  E para quem puder começa hoje às 11h30 através da Rede Vida, no Santuário Nacional de Aparecida preces e comentários de Dom Orlando Brandes, arcebispo do Santuário e que sempre às 18 horas de sexta-feira celebra a missa e passa a meditar com oração que enaltece a todos. Como vem sendo dito, faça do seu lar um santuário com Aparecida, e eu diria mais, coloque junto Nossa Senhora Medianeira, pois na nossa região o estrago já foi feito pela estiagem, precisamos pensar na água que nos dá sustento e vida. E vamos aguardar o que as autoridades vão determinar nessa semana, mas é necessário o diálogo, tomar por base sempre o que vem de Brasília pelo Ministério da Saúde e buscar proteger a tantos que precisam. Quem leu em Zero Hora de ontem, de 1912 a 1918, a gripe espanhola que foi dito que teria vitimado no Brasil mais de 300 mil pessoas.

Jornal A Cidade não circula em abril, mas estaremos diariamente nas redes sociais e em nosso site www.jornalacidade.com. A diferença é que não teremos a mídia impressa, nos acompanhe sempre teremos assuntos relevantes de Santa Maria.

Final de semana: constatamos pelas ruas da cidade total calmaria. No amanhecer em alguns locais jovens reunidos festejando, mas domingo só avistamos na via pública quem realmente precisava sair e os catadores buscando o seu sustento. Percebe-se que as pessoas estão conscientes de sua responsabilidade e o que poderá vir pela frente. Com base em outros países a estrutura pública não tem como acolher a tudo e a todos.

Governo federal: é a postura do presidente como disse o vice-presidente Mourão “ele não vai mudar”. Na minha pobre avaliação ele não está sozinho, isso se chama estratégia, na hora que precisar vamos ver de que lado estará o povo, dos poderes constituídos ou do governo federal. Por isso tanta crítica e represália e alguns setores da mídia são responsáveis pela provocação em certos momentos para vender publicar e ganhar simpatizantes. E os milhões que o governo está anunciando que chegam rápido para as empresas pagarem o salário no final do mês. Mas não gostei, porque em alguns casos vai para os bancos que vão repassar aos pretendentes dos benefícios. Alguém vai fiscalizar se não vai ter a contrapartida? Ou seja, conceder empréstimo a seus clientes, aos amigos ou aqueles que compram na contrapartida algum produto do banco? Tudo dentro do jeitinho brasileiro, vamos ficar atentos e denunciar.

Governo do estado: pagando mídia para que o contribuinte pague o IPVA, pode? Deveriam dispensar neste momento este imposto que não é tão necessário e conceder prazo para quem não pagou, quem já o fez teve seus benefícios, mas devemos dizer a quem puder que pague suas contas de água e luz mesmo que tenha sido dado o prazo, um dia terá que pagar, não sei se será com multa e juro ou sem penalidade. E o governo do estado pelo Judiciário foi beneficiado pela liminar de que pode gastar com o coronavírus o que precisar, mesmo que ultrapasse a responsabilidade fiscal, esse benefício deveria ser compartilhado com o contribuinte no pagamento dos seus impostos.

Educação financeira: o momento chegou, é a renovação no mundo, principalmente pela conscientização e responsabilidade. Se você está folgado financeiramente, receberá dinheiro dos governantes antecipado inclusive, administre. Quem puder faça uma poupança e guarde, ninguém sabe o futuro pela frente e o setor empresarial se não tiver vendas vai cortar custos, primeiro passo a mídia e em segundo lugar na certa que vai demitir para salvar a sua empresa. O governo agora em seu decreto que vai financiar salários põe uma regra de que não pode demitir, mais uma vez na iniciativa privada é diferente do que na pública, cada empresário sabe o que deve fazer para se manter, mas assim mesmo as pessoas que tem seu emprego saibam zelar por ele, esqueçam alguns direitos, procure conciliar com seu empregador o trabalho e permanecer. Perguntamos, quem vai dar emprego hoje, concursos públicos em que a Brigada Militar ia chamar hoje 860 novos PM’s e foi suspenso, é a segunda vez que isso acontece. Portanto na família que está reunida planejem o rendimento do trabalho se tiver, tudo focado em economia pois não sabemos o que vem pela frente.

Supermercados Bella Vista: aberto comercialmente, mas criou um serviço de tele-entrega fortalecido, é só fazer o pedido pelo WhatsApp 55 999668795 e ele será entregue no mesmo dia em sua residência, só combine o horário. Ligue para 55 3222-4740.

Tele-entrega: inúmeros estabelecimentos estão fechados, consequentemente não têm buffets, inclusive projeta-se novas determinações a respeito, por isso os empresários devem estar preparados para mudar sua forma de atendimento. Vivemos a época do marmitex e da tele-entrega. Temos conhecimento da tele-entrega no momento da PizzaYou a partir das 18h 55 3029-2217. Casa do Pastel pelo 3218-1008, Vera Cruz Restaurante 3222-0606, Ravanello Restaurante 3307-1589, Atacado Beliva Distribuidora também com atendimento normal para abastecer a região central 3221-4042. Outros serviços de tele-entrega envie e-mail para o Jornal A Cidade.

Combustíveis: pela cidade encontramos de tudo nos postos, procure para abastecer seu carro e converse com seu amigo gerente que ele poderá lhe conceder um desconto pela sua fidelidade.

Solidariedade: quem pode sempre está disposto a ajudar, agradeço aqueles que colaboraram com a mãe de cinco filhos e desempregada, que quer trabalhar, mas não consegue. Sempre existe pessoas bondosas que quando são convidadas colaboram, agradeço a cesta básica que o mercado me doou, foi entregue e também aos outros que levaram donativos na rádio e no jornal. Mas se alguém tiver um serviço eventual de limpeza, ligue para a gente que encaminharemos. Obrigado mais uma vez.

APOIO: Vidraçaria Miragem, Estação Rodoviária, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar Angelus, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Bella Vista Supermercados, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s.

Comment here