Sem categoria

Resumo Digital – 28 de março de 2020

Confira o que esteve em nossa página de Gastronomia na edição do dia 26 de março

Saúde e Nutrição: a relação entre as duas é conhecida há muito tempo, mesmo que muitas vezes seja esquecida. O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de março, foi criado para que os brasileiros consigam equilibrar a alimentação pensando em sua qualidade de vida o que envolve diretamente a saúde. Precisamos nos conscientizar sobre a importância do consumo de mais alimentos naturais e de menos alimentos industrializados. Algumas dicas para buscar esse equilíbrio são: beber bastante água, evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, fazer exames preventivos, fazer exercícios regulares. A saúde principalmente agora é primordial pelo bem viver, disposição e longa vida. A nutrição as pessoas devem somar com a saúde para ter qualidade de vida, nutricionistas tem um mercado de trabalho restrito ainda, mas inúmeros restaurantes têm no seu quadro uma profissional para poder oferecer qualidade e segurança aos consumidores principalmente agora. No setor de farmácias é obrigatória a presença de um farmacêutico por força de lei, mas na gastronomia ainda não, mas conscientemente o empresário tem buscado essa profissional para acompanhar o trabalho.

Coronavírus e estiagem: o primeiro será a sequência de problemas de imediato levando em conta a saúde. E a estiagem prejudica ainda mais porque o que consumimos pouco vai se produzir pelo que se passa e é necessário importar do centro do país principalmente. No entanto quem cultiva com irrigação tem a oferecer produtos com qualidade e consegue abastecer em grande parte o consumo em nosso município. É necessário incentivo, orientação para que o produtor não desanime e continue a sua caminhada que vem lá do passado. O consumo é elevadíssimo, com o transtorno do surto as pessoas deixaram de trabalhar para cuidar de si e as consequências virão nos próximos meses.

Peixes: próxima semana deverá começar a feira do peixe em nossa cidade com a produção local. Anualmente eles conseguem abastecer quase o suficiente para o consumo. Neste momento estamos em dúvida sobre o que vai acontecer, mas pelo menos quem cultivou, criou está pronto para realizar as suas vendas. É um destaque em nosso município os investimentos na piscicultura.

Carnes: falamos em produtos de origem animal, mas os produtores já buscam incentivos e financiamentos para investir na produção porque com a estiagem e o surto do mal que atinge o mundo foram prejudicadas a agropecuária e a criação de aves. Segmentos quase indispensáveis, a não ser que as pessoas passem a consumir mais peixe. Portanto, o setor público, governamental deve dar especial atenção nesse momento ao produtor e ao meio rural como um todo.

Milho verde: a tecnologia vem sendo aplicada em grande escala na produção regional. Quem transita nas rodovias percebe a beleza do milho que está sendo cultivado, acompanhado em sua produção e na certa vai compensar o cultivo. Hoje a tecnologia é presente, sem falar nos produtos e adubos, o quanto o milho verde é útil, quantos produtos podem ser industrializados a partir dele. Até no setor de pizza ele faz parte. E lá no passado era grande o consumo do milho verde, preparado na água ou na brasa, hoje pela prática ele é retirado do sabugo e solto para o consumo, e lá no tempo da vovó a canjica de milho verde com leite e açúcar, naquela época tinha pouco sorvete e o nosso estado é um grande produtor de milho. Nas Missões principalmente só que o consumo também é elevado.

Tele-entrega: é a procura que estamos tendo pelas pessoas estarem em casa. Uma oportunidade da família estar unida, mas que dispense um pouco as redes sociais. Dá para planejar e organizar de agora em diante. Grande parte dos restaurantes estão fechados, principalmente nos shoppings, mas cresceu o serviço de tele-entrega, tenham consigo sempre a nominata de onde você pode buscar o seu almoço ou mandar trazer. E o serviço que o empresário oferece, a gastronomia com qualidade, procure escolher também quem vai transportar por tele-entrega, a sua higiene, o comportamento na via pública, tem muita gente boa, que nem parece tele-moto pela sua apresentação e pela maneira de trabalhar, ao contrário outros na tele-entrega parece que o mundo vai acabar, em alta velocidade não respeitam ninguém. Tenha consigo sempre telefones da rede de restaurantes da cidade para aquele churrasquinho em casa sem maiores transtornos.

Pagina 2.pmd
image description

APOIO: Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Agafarma Camobi, Beltrame Casa Completa, Sibrama, Aguativa, Móveis de Gramado Benetti, Redemac Potrich, Tiane Jóias, SM Fibras, Royal Plaza Shopping, Santa Catarina Transportes, Mecânica Medianeira, Vigilare, Madeireira Cerrito.

Comment here