Confira o que esteve em nossa página de Gastronomia na edição do dia 26 de março
Saúde e Nutrição: a relação entre as duas é conhecida há muito tempo, mesmo que muitas vezes seja esquecida. O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, comemorado em 31 de março, foi criado para que os brasileiros consigam equilibrar a alimentação pensando em sua qualidade de vida o que envolve diretamente a saúde. Precisamos nos conscientizar sobre a importância do consumo de mais alimentos naturais e de menos alimentos industrializados. Algumas dicas para buscar esse equilíbrio são: beber bastante água, evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, aumentar o consumo de frutas, verduras, legumes, cereais, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, fazer exames preventivos, fazer exercícios regulares. A saúde principalmente agora é primordial pelo bem viver, disposição e longa vida. A nutrição as pessoas devem somar com a saúde para ter qualidade de vida, nutricionistas tem um mercado de trabalho restrito ainda, mas inúmeros restaurantes têm no seu quadro uma profissional para poder oferecer qualidade e segurança aos consumidores principalmente agora. No setor de farmácias é obrigatória a presença de um farmacêutico por força de lei, mas na gastronomia ainda não, mas conscientemente o empresário tem buscado essa profissional para acompanhar o trabalho.
Coronavírus e estiagem: o primeiro será a sequência de problemas de imediato levando em conta a saúde. E a estiagem prejudica ainda mais porque o que consumimos pouco vai se produzir pelo que se passa e é necessário importar do centro do país principalmente. No entanto quem cultiva com irrigação tem a oferecer produtos com qualidade e consegue abastecer em grande parte o consumo em nosso município. É necessário incentivo, orientação para que o produtor não desanime e continue a sua caminhada que vem lá do passado. O consumo é elevadíssimo, com o transtorno do surto as pessoas deixaram de trabalhar para cuidar de si e as consequências virão nos próximos meses.
Peixes: próxima semana deverá começar a feira do peixe em nossa cidade com a produção local. Anualmente eles conseguem abastecer quase o suficiente para o consumo. Neste momento estamos em dúvida sobre o que vai acontecer, mas pelo menos quem cultivou, criou está pronto para realizar as suas vendas. É um destaque em nosso município os investimentos na piscicultura.

Carnes: falamos em produtos de origem animal, mas os produtores já buscam incentivos e financiamentos para investir na produção porque com a estiagem e o surto do mal que atinge o mundo foram prejudicadas a agropecuária e a criação de aves. Segmentos quase indispensáveis, a não ser que as pessoas passem a consumir mais peixe. Portanto, o setor público, governamental deve dar especial atenção nesse momento ao produtor e ao meio rural como um todo.
Milho verde: a tecnologia vem sendo aplicada em grande escala na produção regional. Quem transita nas rodovias percebe a beleza do milho que está sendo cultivado, acompanhado em sua produção e na certa vai compensar o cultivo. Hoje a tecnologia é presente, sem falar nos produtos e adubos, o quanto o milho verde é útil, quantos produtos podem ser industrializados a partir dele. Até no setor de pizza ele faz parte. E lá no passado era grande o consumo do milho verde, preparado na água ou na brasa, hoje pela prática ele é retirado do sabugo e solto para o consumo, e lá no tempo da vovó a canjica de milho verde com leite e açúcar, naquela época tinha pouco sorvete e o nosso estado é um grande produtor de milho. Nas Missões principalmente só que o consumo também é elevado.

Tele-entrega: é a procura que estamos tendo pelas pessoas estarem em casa. Uma oportunidade da família estar unida, mas que dispense um pouco as redes sociais. Dá para planejar e organizar de agora em diante. Grande parte dos restaurantes estão fechados, principalmente nos shoppings, mas cresceu o serviço de tele-entrega, tenham consigo sempre a nominata de onde você pode buscar o seu almoço ou mandar trazer. E o serviço que o empresário oferece, a gastronomia com qualidade, procure escolher também quem vai transportar por tele-entrega, a sua higiene, o comportamento na via pública, tem muita gente boa, que nem parece tele-moto pela sua apresentação e pela maneira de trabalhar, ao contrário outros na tele-entrega parece que o mundo vai acabar, em alta velocidade não respeitam ninguém. Tenha consigo sempre telefones da rede de restaurantes da cidade para aquele churrasquinho em casa sem maiores transtornos.



APOIO: Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Agafarma Camobi, Beltrame Casa Completa, Sibrama, Aguativa, Móveis de Gramado Benetti, Redemac Potrich, Tiane Jóias, SM Fibras, Royal Plaza Shopping, Santa Catarina Transportes, Mecânica Medianeira, Vigilare, Madeireira Cerrito.
Comment here