Sem categoria

Resumo Digital – 23 de abril de 2020

São Vicente Palotti: nasceu em Roma no dia 21 de abril de 1795 e recebeu a ordenação sacerdotal com 23 anos de idade, e naquele dia escreveu “peço a Deus que faça de mim um trabalhador incansável”. A sua atividade sacerdotal e apostólica ofereceu um campo vasto e fecundo. Morreu em 22 de janeiro de 1850 e foi proclamado bem-aventurado no dia 20 de janeiro de 1963 e canonizado por João XXIII que disse do Santo “São Vicente Palotti é uma das mais iminentes figuras de atividades apostólicas do século XIX. Não se satisfez com o ministério ordinário, idealizou novos meios para fazer conhecer e amar a Deus”. Para quem conhece a Sociedade Palotti de nossa cidade sabe quantos frutos desta semente germinou para o município na parte educacional, religiosa e a preparação da juventude no passado para um trabalho em várias atividades. Com sua sede na Presidente Vargas demonstra o que tivemos no passado em Santa Maria em termos de educação.

Dia mundial dos escoteiros: quando falamos em colégios ou escolas militares sentimos uma formação diferenciada o básico é a disciplina, o respeito e uma vida encaminhada com total êxito. Nesse dia o escoteiro festeja essa data em que também recebe ensinamentos primordiais do respeito, da disciplina e da formação como cidadão preparado. Nossa cidade tem vários grupos de escoteiros, o mais antigo é o Henrique Dias, na sua sede própria na rua Alameda Buenos Aires no Bairro da Justiça, foi criado em 20 de novembro de 1938. Citamos alguns: Tupanciguara, Melvin Jones, Socepe, Piratinins, Do Ar Gustavo Severo, Boca do Monte e outros.

São Jorge: Além de padre foi também um soldado romano. É um santo muito popular, era filho de pais cristãos, nascido na região da Capadócia e criado na Palestina onde foi promovido a capitão do exército romano aos 23 anos de idade. Foi degolado em 23 de abril de 308 depois que o imperador não viu outra alternativa. Foi um verdadeiro guerreiro da fé e lutou bravamente até o fim no seu propósito cristão. Para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido as tentações do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé. Também é relacionado com a umbanda, pois como eles tinham que adorar a santos ao invés de exercer suas crenças acabavam escolhendo santos populares entre os cristãos, um deles é São Jorge que na Umbanda corresponde a Ogum, o orixá da guerra, muitas vezes invocado para abrir caminhos.

Oração à São Jorge

Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro,
invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza.
Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (pedido).
Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

Aniversários: o nosso abraço especial

Se tiver interesse de constar em nossa página envie nome completo e data do aniversário pelo e-mail ja@jornalacidade.com
Adão Figuera, Lourdes Roveda, Maristela Pigatto Rigão, Marcelo Kummel, Lisandra Dalla Barba Costa e a todos aqueles que neste dia festejam o seu aniversário.

APOIO: Vidraçaria Miragem, Estação Rodoviária, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar Angelus, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Bella Vista Supermercados, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s.

Comment here