Artigo Padre Bertilo

Pe. Bertilo – Para começar bem o dia

Pe. Bertilo João Morsch – Pároco da Paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior São João maria Vianey.

Um bom começo é uma garantia mais segura de continuação. Se começamos mal uma construção colocamos em risco todo o projeto. Assim pode ser o começo de um dia. Geralmente o nosso acordar acontece na contramão de quem gostaria de continuar dormindo. Isso tem sua lógica, porque o sono mais reparador se dá pela manhã. É muito difícil que alguém acorde sorrindo! Geralmente o mau humor é o clima das primeiras horas do dia. Podemos justificar que isso é natural.

            Ganhar na mega-sena ou em qualquer uma das muitas loterias existentes é o sonho semanal de milhões de pessoas. Com o milionário prêmio, imaginam, serão felizes para sempre. Mas não é isso o que acontece. A maioria dos sorteados independente das quantias, em alguns anos acaba perdendo tudo ou, pelo menos, chega a conclusão de que o sonho não se realizou. Ganharam um sonho e o sonho se mostrou decepcionante.

            Estudiosos tentaram encontrar a forma matemática de acertar, sem erros, na loteria. Parece que a fórmula mais inteligente foi descoberta. Uma professora fez o cálculo de quanto ela poderia dispor, semanalmente, para tentar algumas das loterias existentes. Chegou à conclusão de que vinte reais seriam de bom tamanho. Abriu uma poupança e a cada semana depositava os vinte reais. Depois de sete anos, ela tinha a quantia suficiente para adquirir um apartamento. Sem dúvida, ela com inteligência, ganhara a loteria.

            O sonho desmedido de riquezas pode trazer duas alternativas perigosas. A primeira é de não conseguir seu objetivo e dar-se conta que o sonho não o fizera feliz. São Francisco de Assis um dia, apostou e ganhou numa loteria diferente. Ele se comprometeu a jamais colocar a mão no dinheiro. Para ele, a loteria foi ser pobre, porque isso o ajudava a ser fraterno. Há também pessoas de Deus que procuram o dinheiro, não para si mesmas, mas para socorrer os necessitados. Transferem a loteria da felicidade para outra vida.

            E de alguma forma, todos já ganhamos a loteria. Recebemos a sorte grande da vida, do amor de nossos pais, da inteligência e vontade para superar as adversidades. Recebemos a grande loteria de amar e sermos amados. Por fim, recebemos a maior de todas as loterias: o dom da fé e a certeza de sermos amados por Deus.

            Deus não só me criou num dia, mas nos cria sempre de novo em cada momento de nosso viver. “Dele viemos, nele nos movemos e existimos”. Estamos sempre envolvidos pelo Deus da vida que acredita em nós e nos confia uma missão a ser realizada também neste novo dia.

            Não acordamos para a rotina, mas para o novo. Não amanhecemos para a mesmice da vida, mas para a criatividade, mesmo que seja nas mesmas ações. Se não pudermos fazer outras coisa, podemos fazer com grande amor e novas motivações as mesmas coisas. O que dá graça ao nosso viver é a qualidade do amor como se vive e se age. Deus nos ajuda a começar bem cada dia e a construir uma história feliz, apesar de nossos limites humanos.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Ravanello Restaurante, Desinservice, Dr. Adair Marques, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Churrascaria Tertúlia, Agafarma Camobi, Walter Beltrame, Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Ponto da Dieta, Santa Catarina Transportes, Pizza You, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Beliva Distribuidora, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI, Bella Trento.

Comment here