Artigo Padre Bertilo

Pe. Bertilo – Fraternidade, único futuro possível

Pe. Bertilo João Morsch – Pároco da Paróquia da Ressurreição e reitor do Seminário São João Maria Vianey

            A pandemia nos mostrou a nossa fragilidade como indivíduos. Também a sociedade, as estruturas e superestruturas que criamos para defender a nossa vida, com todos os seus privilégios também se mostraram vulneráveis. A única resposta possível, olhando para o futuro, é aquela construída sobre a fraternidade e solidariedade, entendidas não como valores cristãos, mas fundamentos sob os quais repousa a sobrevivência da humanidade. A força dos laços humanos reabre o futuro.

            Quando olhamos para a nossa vida, para nosso mundo, o sentido de nossos dias, devemos levar em conta que estamos ligados um ao outro. Cada ação nossa nunca é somente nossa, mas é sempre também dos outros, no bem e no mal. Eis porque todas as escolhas, políticas, econômicas, sociais e individuais, se não levam em consideração uma visão universal do bem comum ou melhor da fraternidade, correm o risco de causar somente danos. A fraternidade é um termo que, acredito, deveria envolver de forma radical todas as nossas escolhas. Uma fraternidade entre os povos, dentro das realidades associativas das cidades, a fraternidade entre o homem e a criação, a fraternidade como redescoberta do destino comum de todos. Implementar uma bioética global é como recuperar o sonho de Deus no inicio da criação. Toda criação é a casa comum dos homens. A aliança do homem e da mulher deve ser responsável por todas as gerações e deve ser responsável pela custódia desta casa. Tudo isso foi negligenciado. Uma das razões da pandemia é, segundo muitos, a devastação do clima. As mortes dos idosos são uma das consequências da devastação das relações entre as gerações. Prolongamos à vida, o que é excelente, mas depois depositamos aqueles a quem demos esse presente em locais de ‘fim da vida’, dobrando de alguma forma a crueldade.

            Acredito que esse momento de máxima fragilidade possa ser representado com a imagem do clamor de Jesus na cruz, que encarna todos os povos de todos os tempos. É uma imagem que representa uma oração, um pedido de ajuda. A mesma que o Papa Francisco expressou em 27 de março na praça de São Pedro vazia, mostrando o clamor do homem a Deus. Neste sentido a tradição judaico-cristã nos deixou um extraordinário patrimônio de invocação que neste momento adquire grande valor. Eis porque quis mencionar nesta reflexão quatro salmos de invocação, mesmo dramáticos, porque o mundo inteiro precisa disso. Impressionou-me que a transmissão televisiva da oração do Papa daquela noite na sexta feira fosse vista por milhões e milhões de expectadores, dos quais muitos certamente não são crentes ou católicos. O livro dos Salmos, com suas invocações a Deus, pode ser um vademecum importante, porque recolhe nossos medos, nossos sofrimentos, nosso grito, as nossas esperanças, as nossas angustias. Sempre guardei o que um amigo me contou. Me dizia, que desde criança seu pai o aconselhava a levar sempre o livro dos salmos. Ele havia explicado a ele que ali está como que contida toda a vida e os Salmos te ajudam a enfrenta-la. Por isso expressava a sua profunda religiosidade, a convicção que Deus realmente te ajuda na vida. Mas acredito que o livro dos salmos neste momento possa realmente ser um vademecum extraordinário, mesmo para aqueles que não acreditam.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Ravanello Restaurante, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Churrascaria Tertúlia, Agafarma Camobi, Walter Beltrame, Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Ponto da Dieta, Santa Catarina Transportes, Pizza You, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Beliva Distribuidora, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI, Bella Trento.

Comment here