Artigo Padre Bertilo

Pe. Bertilo – Amar, a nossa vocação.

Pe. Bertilo João Morsch – Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianey.

         A história de cada pessoa inicia com o chamado a vida, primeira vocação, chamado a existência, ser homem e ser mulher. Cada ser humano sente-se envolvido no mistério de ser pessoa escolhida para a existência. Desde o principio fomos acolhidos por alguém que cuidou e cuida de nós. O chamado à vida é, portanto, nossa primeira vocação, a vocação fundamental.

            Nossos pais ao nos acolherem e cuidarem de nós proporcionaram que recebêssemos o batismo para fazermos parte e sermos acolhidos numa comunidade de fé, a Igreja. Assim também somos pessoas escolhidas para a vocação cristã. Toda vocação, humana e cristã, é para uma missão. Ao longo da vida cada pessoa, percebendo o mistério que a envolve, vai dando respostas que dão sentido ao chamado a existência e a vida cristã. Tal resposta se traduz num projeto de vida e se concretiza no que se denomina de vocação específica.

            A Palavra de Deus, vivida com particular intensidade, foi para as primeiras comunidades o terreno fértil sobre o qual floresceu a extraordinária experiência da graça e luz que levou a Igreja a atrair tantos membros. Quando a palavra do evangelho entrava na alma das pessoas, parecia que um fogo as consumia e se transformava em amor. A vida cristã era e é toda centrada no amor. “Amar a Deus de todo coração e de toda alma e ao próximo como a si mesmo”(Mt 22, 35-40). Amar assim favorece a comunicação entre as pessoas que não são apenas toleradas, mas presenças aceitas com respeito e solicitadas com amor, e não constrangidas. Nesse clima pode dialogar-se como verdadeiros irmãos, com grande liberdade e limpidez. Essa visão universal leva a ver em cada irmão o caminho para chegar a Deus. É Jesus que com sua vida, sua palavra, sua missão, suas atitudes nos mostra como é que Deus ama. Ele nos ensina e educa com a sua própria vida. O amor com que Jesus viveu e que nos deixou é especial e único. É o mesmo amor de Deus. Se somos seus discípulos, devemos frutificar esse amor.

            Nascemos para fazer a vontade de Deus. Assim fazemos de nossa vida um dom de amor, um tesouro que nenhuma traça corrói, uma casa sobre a rocha que nenhuma tempestade pode destruir(Mt5,7). A cada dia devemos acordar e fazer o nosso programa de vida, a nossa agenda diária: fazer à vontade de Deus, isto é, amar. E prever que é preciso recomeçar sempre, sem nunca desanimar. Para isso é preciso desapegar-se. São muitos os desapegos necessários para amar como Jesus. Por amor ir sempre avante, abraçando a cruz de cada dia.

            Amor verdadeiro exige que sejamos fiéis à verdade. Não é possível dizer que amamos a Deus se não amamos ao próximo. São João nos adverte com firmeza: ”Quem diz que ama a Deus e não ama o próximo é um mentiroso… e Deus não está com ele”(1Jo).

            Neste mês vocacional a Igreja nos convida a rezarmos e a criarmos esta cultura vocacional em nossas comunidades, olhando para o centro de nossas vidas , que está a chamada a alegria que Deus nos dirige, constituindo o seu projeto de vida para cada um de nós. Rezamos de maneira especial neste final de semana pelas vocações sacerdotais para que possam através de sua vida e de seu testemunho anunciar e mostrar este amor de Deus ao mundo. Que sejam perseverantes e que o Senhor continue a enviar santas e abençoadas vocações.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Ravanello Restaurante, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Churrascaria Tertúlia, Agafarma Camobi, Walter Beltrame, Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Ponto da Dieta, Santa Catarina Transportes, Pizza You, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Beliva Distribuidora, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI, Bella Trento.

Comment here