Resumo Digital

Nossa Senhora do Monte Bérico

A festa é comemorada no quarto domingo de agosto, nesse ano no dia 30. A devoção veio da Itália no século VX, em Vicenza e foi trazida pelos italianos. Vicenza foi atingida por uma peste que fez inúmeras vítimas e ela resolveu o problema através da fé. Ela apareceu a uma mulher piedosa e simples que estava rezando diante de uma velha cruz colocada no Monte Bérico. Maria prometeu a vidente que os habitantes erguessem ali no morro uma Igreja em sua honra e ficariam curados da peste. As autoridades não acreditaram e ela apareceu novamente, depois de dois anos de estudo os vicentinos iniciaram a construção da Igreja em Honra a Nossa Senhora do Monte Bérico que ficou pronta em três meses e a peste desapareceu por completo. Por isso passou a ser venerada como Nossa Senhora do Monte Bérico. Na Quarta Colônia a capela está em Val Veronez, anualmente é realizada grande festa, neste ano não acontece. E no Chapadão em Jaguari, no ano passado foram buscar a imagem na Itália e lá está para visitação pública em uma igreja construída há mais de 100 anos.

Dengue: é a prevenção, na semana a mídia divulgou que são mais de 3 mil casos registrados no estado, a situação é grave já tivemos vítimas fatais e com a temperatura elevada proporciona a circulação do mosquito, água parada, arborização, esgoto, tudo o que beneficia o inseto pode ser uma arma para ele atingir às pessoas. Os pais nas regiões de Santa Maria que não tem rede de esgoto muita cautela e cuidado, garrafas vazias, pneus, lixo, restos de comida, tudo isso favorece a proliferação do mosquito, inclusive as residências que muitas vezes podem alojar os insetos que depois tomam conta das residências. E segundo a secretaria de Saúde municipal aqui ela está sob controle, que bom, mas é necessária a colaboração da população.

COMUNICADO: circularemos com o jornal impresso no dia 17 de setembro, um dia após o encerramento das convenções partidárias que nem um partido deixa para o último dia, alguns já vão realizar na próxima semana. Mas nossos anunciantes têm espaço garantido na Rádio Imembuí com três citações por dia e no sábado das 10h às 12h. e também uma página diária em nosso site www.jornalacidade.com e no Facebook Roveda Valdemar. Vamos acompanhar a pandemia, a recuperação em todos os sentidos para sabermos o que fazer no mês de outubro. Mas esteja conosco que estamos atentos a tudo o que acontece em Santa Maria, sempre com opiniões e não críticas é nossa contribuição pelo progresso e futuro da nossa cidade.

Esclerose múltipla: Santa Maria tem o maior número de diagnósticos de esclerose múltipla no Brasil registrando quase o dobro da média nacional. Desde 2006, 30 de agosto é o dia nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e o mês é conhecido como o Agosto Laranja para alertar sobre os sinais da doença que é mais comum entre mulheres jovens tendo como sintomas a fadiga, problemas de visão, motores e alterações sensoriais. A doença é neurológica crônica autoimune e provoca falhas de conexão entre os neurônios. O diagnóstico é basicamente clínico, complementado por exames de imagem como a ressonância magnética. A doença é progressiva então o quanto antes for diagnosticada terá a evolução controlada e a garantia de qualidade de vida, já quando não é tratada progride por ser degenerativa.

Futebol: o empresário prepara a estrutura dentro dos regulamentos pelos decretos, mas as pessoas começam a chegar, vão se aglomerando e ficam de pé na janela e na porta, o que os donos vão fazer? Só fechando a casa. É necessária consciência de quem sai à noite para não promover aglomerações. Lá em Gramado a justiça deu um ultimato a prefeitura para que fiscalize com rigor e se isso não acontecer, terá multa diária, a solução do prefeito é fechar tudo para evitar transtornos. O consumidor não se deu conta de que vivemos um novo momento, diferenciado do passado.

Dom Antônio Reis: de tanto pedir, as crianças levaram um susto na semana porque a patrola estava passando pelas ruas. E a Avenida Dom Pascoal Librelotto prometida há muito tempo, estava só no papel. Avante, contribuintes. Custa, mas vem. Pela foto percebemos como estavam as ruas. E as obras que tiveram início e que agora não podem ser inauguradas em vista das eleições, algumas ruas já foram terminadas e já estão prontas? Vamos dar uma olhada que é importante.

foto: João Vilnei

Esportes: jogaço quarta-feira entre Grêmio e Caxias. O nível de futebol elevadíssimo do clube da serra enquanto lá se aplaude o povo assiste a distância o Riograndense está disputando e criando barracos sobre quem será o presidente. Não tem futebol, não deve ter dinheiro, tem patrimônio. O que podemos esperar com tantas polêmicas em que temos a esperança de chegarmos a divisão principal, mas desse jeito vai ser difícil. É só olharmos o caso da GARE a que desfecho chegou e a duplicação da 287 também.

Justiça eleitoral: ainda está sem data para voltar. Com eleições pela frente imaginem o que tem de problemas para resolver. Aliás todo o judiciário está com atendimento presencial limitado. Essa eleição não poderia acontecer, em todos os sentidos, mas pela ganância do dinheiro dos partidos e cargos ela vai acontecer. E ainda informam aos idosos que querem ser mesários para que assinem um documento relatando que são cientes do momento atual, e quanto sido dos que votam, são mesários exercendo seu direito, alguns chegam a ir engravatados, agora com isso de assinar um termo e não sendo obrigados a votar eles vão sumir e vai ser uma eleição diferente. Em Santa Maria o contingente de aposentados passa das 50 mil pessoas, dá para eleger vários vereadores.

Papa Francisco: argentino, conhece bem nosso estado e entre outros no país fomos contemplados com respiradores que chegaram em pleno funcionamento, modernos e práticos para o hospital da PUCRS. Quem sabe ele se lembre ou seja informado de que Santa Maria enviou um processo de beatificação do diácono João Luiz Pozzobon e que os argentinos são mais devotos do que nós que moramos aqui.

Droga: impressiona o que a mídia vem divulgando de que no Mato Grosso foi detido um caminhão com 35 toneladas de maconha. É muita droga. E na semana por aqui não teve um dia em que não fossem presos jovens e até adolescentes, conduzidos a DP e entregues aos pais por estarem comercializando o produto. O Brasil precisa de um pente-fino.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Ravanello Restaurante, Desinservice, Dr. Adair Marques, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Churrascaria Tertúlia, Agafarma Camobi, Walter Beltrame, Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Ponto da Dieta, Santa Catarina Transportes, Pizza You, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Beliva Distribuidora, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI, Bella Trento.

Pagina 3.pmd

Comment here