Resumo Digital

Médico veterinário

Quando foi criada a Universidade de Santa Maria em 14 de dezembro de 1960, e mais tarde passou a se chamar UFSM, o fundador José Mariano da Rocha Filho e seus colegas, fortaleceram os cursos já existentes, mas pensaram no agronegócio e em nosso interior. Ainda em 1961 buscou junto ao governo federal pela faculdade de agronomia e veterinária, dois cursos que tinham tudo a ver com o nosso interior. Assim sendo, em 30 de janeiro de 1961 foram criadas duas faculdades, de Agronomia e de Veterinária, e de imediato foi criado no Campus o primeiro hospital veterinário com poucos recursos foi avançando e o reitor que viajava pelo exterior conseguiu equipamentos até da Alemanha e de outros países. No mesmo ano em 1961 iniciou o curso e a primeira formatura foi em dezembro de 1965, com dezenas de formandos, sendo um deles Quintino Oliveira, o homem das Comunicações. A faculdade é pioneira na Região Central e sabemos do trabalho que esses médicos têm prestado à comunidade, entre tantos, anualmente a vacinação dos cachorros que envolve os acadêmicos do curso. E no dia 9 é a data comemorativa ao médico veterinário, uma atividade que prospera dia após dia pelo quanto se produz no setor em nosso país, mesmo perdendo espaço para o cultivo de soja, trigo e outros cereais, mas a pecuária brasileira é uma referência no exterior basta analisarmos o quanto exportamos em produtos de origem animal. E o veterinário é o profissional que a empresa deve manter para fiscalizar e dar o aval para o produto ali industrializado e, além disso, quantos veterinários atuam como autônomos prestando serviços na pecuária de todo o país.

Pozzobon Agropecuária: da Euclides da Cunha focada na linha pet e nos pequenos animais atendendo a demanda e necessidade do consumidor mantém o serviço veterinário permanente com consultas, medicamentos, visitas a domicílio, tudo a cargo da médica veterinária Priscila Tiessa Ferreira Lucas.

Abrigos de ônibus: recebemos hoje do executivo a licitação para construção de 98 abrigos na cidade com um valor de mais de R$ 490 mil, a abertura do pregão será em 21 de setembro. Há mais de dois anos escrevo sobre o que vi no sul do país com abrigos de ônibus modernos, com proteção, iluminados, com mapa da cidade e comerciais, as prefeituras terceirizaram para empresas de propaganda, comercializaram os espaços e elas dão manutenção permanentemente aos abrigos sem qualquer custo para a prefeitura e o usuário fica feliz. Porque gastar esse valor agora? E pelo que vejo serão semelhantes aos já existentes que à noite são escuros e sem proteção aos usuários. Nada se faz às pressas, olha Porto Alegre que terceirizou a sinalização das ruas e a cidade está sendo emplacada modernamente. Sempre utilizem o prático. E as paradas da Avenida Hélvio Basso vão ser colocadas apenas depois das eleições?

Trânsito: custou, mas vai sair. Para quem sai do Mercado Beltrame pela Orlando Fração e quer vir para o centro, não precisa mais fazer o contorno em frente ao Maxxi, alguém enxergou que esse acesso era importante. Bom sinal.

Amanhã, 10 de setembro: faz 70 anos que o pregador diácono João Luiz Pozzobon deu início a campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e às 20h o arcebispo metropolitano Dom Hélio Rubert vai celebrar a missa alusiva a data que será transmitida pelas redes sociais. E sábado e domingo acontece a Romaria dos Devotos da Mãe Rainha, acompanhe a programação.

Hoje, quarta-feira: segunda foi feriado, mas suficiente na terça para que a mídia focasse com ênfase no centro do país. Fiquem atentos. E também agora com o contrabando, um deles encontrado no interior de Caçapava em um sítio e outro enterrado na beira da praia próximo ao Chuí.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Ravanello Restaurante, Desinservice, Dr. Adair Marques, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Churrascaria Tertúlia, Agafarma Camobi, Walter Beltrame, Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Ponto da Dieta, Santa Catarina Transportes, Pizza You, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Beliva Distribuidora, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI, Bella Trento.

Comment here