Editorial

Editorial – Para frente Brasil

Chegamos hoje a 1º de junho, como acontece anualmente vem o inverno, era o mês das festas de São João e esse ano na certa não teremos. Mas destacamos nesta segunda-feira o Dia da Imprensa, elogiada, criticada, perseguida, mas graças a ela que tudo vem a público, até aquilo que não precisa. Isso fortalece a democracia e a mídia tem descoberto corrupções de toda ordem e os suspeitos vêm a público dizer que não sabiam e são inocentes, e que vão comprovar lá adiante. Uma imprensa livre, consciente, que trabalhe não só no lado negativo, mas é necessário dizer as virtudes que o Brasil tem, quem vai salvar a economia agora é o agronegócio no todo, a produção do campo, temos alimentos e quantos países não têm essa riqueza, é só valorizar, plantar e industrializar. Pelo que vem sendo dito teremos um mês preocupante em termos do coronavírus, vamos ter esperança, confiar na intercessão da padroeira do estado para que os governantes consigam manter o controle através de decretos, juntamente com os municípios e constata-se que a população em partes corresponde ao chamado, mas todos os segmentos precisam produzir e comercializar, sem dinheiro nada se faz. Aqueles que estão de plantão esperando as bondades governamentais procurem uma forma de colaborar, produzir e ter o seu salário, a economia requer esforço de todos e ao mesmo tempo devemos olhar porque o coronavírus veio pelo mundo, é uma guerra sem confronto e que sirva de modelo e exemplo para que vamos viver um novo mundo restaurado e cada um de nós deve e adequar a realidade que nos foi apresentada. Conscientização de quem ganha fácil através de meios lesivos, aposentadorias milionárias, jogadores de futebol que não sabem o quanto ganham e não tem limites de gastos, por isso chegou o momento de meditar e refletir que a humildade deve fazer parte a todos. A ética acima de qualquer conceito de moral será difícil, mas chegaremos lá, quando ninguém esperava o coronavírus veio e parou o mundo, qual a sua lição para isso? Mas bem-vindo o mês de junho, seja como for, mas nunca perca a esperança e siga as orientações governamentais e dos técnicos em saúde.

Aniversário: hoje a Aurora Máquina e Motores Ltda. Que começou na Presidente Vargas e com sua sede própria ao lado do Cadena está localizada a empresa que foi criada em 1985 pelo empresário Vitélio Rigão e sua esposa Elizete (in memorian), hoje administrada pela diretora Fernanda e conta com toda sua equipe.

Mês dos namorados: comércio está preparado e ansioso aguardando a presença dos consumidores, sempre com uma alternativa para presentear, mesmo em época de coronavírus, não deixe par o último dia que será após o feriado do dia 11. E fique atento aos pacotes do Bangalô Motel, acesse pelo site. Comemore antes ou depois, é uma forma diferente, em vista das restrições pela cidade já tem procura, mas é bom se informar. Não faça como aqueles que no dia 12 no início da noite solicitam uma reserva ou vão para a fila.

Imprensa: em 2020 a imprensa brasileira comemora 212 anos de existência. Tudo começou quando o gaúcho Hipólito José da Costa em 1º de junho de 1808 passou a editar o Correio Braziliense (1808 – 1822), em Londres, devido à censura régia que desde 1747 proibia a impressão de livros e jornais no Brasil, e aqui e em Portugal o jornal mensário circulava de forma clandestina. Em Londres o jornal circulava de forma independente e sem censura e defendia a liberdade de pensamento, além de combater poderosos corruptos. A partir da Revolução do Porto, em 1820, o Correio Braziliense pôde entrar legalmente no Brasil. O sucesso da imprensa está diretamente ligado ao aumento da curiosidade e da vontade de adquirir conhecimento sobre assuntos do mundo em geral. E como o jornalismo divulga informações de forma mediada, periódica e organizada, nas democracias ele tem como missão vigiar e controlar o estado e as organizações privadas de interesse público. Em Porto Alegre existe o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa que conserva a história da Comunicação Social no RS, seu acervo abrange: imprensa, televisão e vídeo, rádio e fonografia, publicidade e propaganda, fotografia e cinema.

Coronavírus: silenciosamente, sem intrigas em grupos ele veio e está fazendo uma limpa. É assustador o número de vítimas no Brasil, deve chegar a mais de 30 mil hoje. Sem derramar sangue e sem guerra ele não escolhe a quem atingir e igualdade perante as leis divinas. Nem assim conscientiza alguns lá em Brasília para que tenhamos paz, tranquilidade e bom entendimento. E não se comenta se ele já esteve por lá. Vivemos um novo mundo, restaurado e é necessário acostumarmos com essa maneira. Amanhã tem mais.

Brasília: executivo, legislativo e judiciário quem manda mais? Os dois primeiros que indicam e votam e o presidente nomeia o ministro do STF. Nenhum lá está no atual governo. E o judiciário manda mais que o executivo e o legislativo porque os atos do executivo passam pelo Congresso. Agora no STF um homem pode tomar a decisão sozinho e que vale para o Brasil. E na hora do juramento de posse prometem cumprir a Constituição. Diz a Constituição que é de 1989 em que o atual presidente determinou que os juros do cheque especial não fossem a mais do que 8% ao mês parece-me que tudo volta a estaca zero. Para quem está lembrado o juro na Constituição é de 1% ao mês, que deveria ao congresso ter regulamentado, mas faltou tempo, faz mais de 30 anos que o povo espera. Executivo, legislativo e judiciário são independentes pelos seus atos, mas o executivo que manda dinheiro para os outros dois, é uma bolada mensal e não se fala em reduzir custos e o poder do STF pode cassar um presidente e os integrantes do congresso. E no momento, a turbulência vem a longos dias na capital federal, o povo sofre.

A semana: que estamos iniciando promete frio, sol e chuva. Prepare-se para os presentes, fique em casa, mas tome um sol durante o dia pois é importante. Evite aglomerações e sempre circule pelo mais fácil.

Conscientização: final de semana não faltou notícia para a parte policial e mais uma vez a ênfase foi nas drogas, mas a Guarda Municipal e a Brigada Militar foram chamadas para dispersar aglomerações. Falta amadurecimento em nosso povo.

Caminhão do Peixe: fique atento ele estará em alguma parte da cidade nessa semana, e um peixe recém pescado é mais saboroso.

Redemac Potrich: uma loja lá em Camobi bem próximo a 287, Faixa Velha, um prédio que dá para avistar de longe e tem tudo o que for necessário para reformas ou construção de sua obra. Consulte preços pois a Potrich do passado faz parte da Redemac, que possui dezenas de lojas por todo o estado. E quando a compra é feita em quantidade as condições de redução de preços são ainda maiores.  

Trânsito: também não faltaram, quais seriam os motivos de acontecer tantos acidentes com motos, bicicletas, automóveis, assaltos na via pública e assim por diante. Conscientização dos condutores.

Jornal A Cidade: estamos preparando nessa semana a edição impressa que vai circular no dia 10, quando teremos um feriadão em que pouca gente pode viajar. Somos gratos com aqueles que reconhecem o nosso trabalho e também aceitamos a contrapartida, ou seja, faça um anúncio para saudar os namorados ou dar boas-vindas a quem chega a Santa Maria. Além de participar da edição a empresa será veiculada em nosso site diariamente e no sábado no Programa A Cidade, das 10h às 12h. Ligue para 55 98407-1000.

APOIO: Vidraçaria Miragem, CFC Padre Reus, Construtora Jobim, Pampeiro, Expresso Medianeira, AM Brum Assistência Familiar e Funerária Angelus, Desinservice, Sislimpa, Sicredi, Casa do Pastel, Bella Vista Supermercados, Floricultura Yamamoto, Sercimaq, Labivida, Pozzobon Agropecuária, Auto Ivo Multimarcas, Churrascaria Bovinu’s, Restaurante Estância do Minuano, Mecânica Manfio, Irmãos Bissacotti, Sucessu’s Tecidos e Malhas, Agafarma Camobi, Walter Beltrame Ltda., Sibrama, Aguativa, Redemac Potrich, SM Fibras, Santa Catarina Transportes, Mecânica Medianeira Randon, Vigilare, Madeireira Cerrito, HCAA, Duque Auto Posto, Coopaver, Unimed, Moinho Santa Maria, Loja Safira, Frazzon Iluminação, Restaurante Vera Cruz, Ponto das Pedras, Multipress, Posto São Marcos, Guigu’s Gás, Casa do EPI.

Comment here