Artigo Padre Bertilo

É sempre tempo de recomeçar

Pe. Bertilo João Morsch – Pároco da Paróquia da Ressurreição e Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianey.

Se perguntássemos ao sol porque ele nasce todos os dias, imagino que não teria nenhuma resposta para nós, pois sua resposta é tão evidente, tão clara. Ele é a luz. Se perguntássemos para o pássaro porque não se preocupa com nada além do essencial, o que nos responderia? Certamente nos diria: O que faz minha melodia em você? Eis, pois, a resposta. E ainda mais, se fôssemos a fonte e lhe pedíssemos para parar de jorrar sem cessar a água? Nem resposta nos daria, pois conhece nossa necessidade de sua presença em nossa vida.
Espero não cansar você, mas, se ainda perguntássemos para Deus por que continua a nos dar um ano novo a cada ano que termina? Então Deus não mandaria parar um pouco com minhas correrias e com o absolutismo de minha razão, para prestar um pouco mais de atenção na grandeza das coisas pequenas: do sol que se levanta todos os dias e somente quer nos oferecer a sua luz; do pássaro que canta só porque quer nos brindar com sua melodia e nos mostra que há belezas escondidas entre nós; da água da fonte que simplesmente se apresenta e se dá a nós com amor, límpida, sem rugas, sem manchas. E Deus nos completaria com seu olhar divino e nos diria: Você é minha imagem e semelhança, mas ainda tão distante dessa verdade.
Um ano novo deve nos fazer desfranzir a testa e a olhar com mais profundidade e singeleza do futuro que se desponta ante nossos olhos. Planejamos trabalhar e aumentar o capital, e pouco ou nada de espaço deixamos para o conviver aqui e ali, sem nada buscar de interesses ou de ocasião para lucrar. Planejar é pensar com antecedência, estruturar os passos, sem deixar de estar preparado para o que a vida apresentar. Afinal, os planos de Deus são maiores que os nossos. O planejamento é uma ferramenta que favorece a conquista de objetivos em todos os setores da vida. Isso porque, para criar esta visão de futuro, é preciso fazer também uma análise de sua vida como um todo, o que demanda uma reflexão mais aprofundada sobre o seu próprio ser, suas habilidades e sonhos.
É interessante, é importante, indispensável pensar na gratuidade do amar, como o próprio Deus que nos faz descansar à sombra de suas “asas divinas”. Deus nos dá mais uma bela e aconchegante oportunidade de mudança, de reencontro, de avanço, de novo crescimento na convivência humana. Faça seu projeto.
Não sabemos o que nos espera, mas podemos fazer nossos planos, pois temos certeza do amor de Deus por nós, do canto dos pássaros, da água da fonte, da presença amiga das pessoas, O bem virá, mesmo que não seja da forma como nós esperamos, mas como Deus dispõe. E se algo mudar ou sair da rota, não tenha medo de experimentar. Deus nos dá a chance de tentar e fazer diferente, de tomar novo rumo, de mudar a direção. E jamais nos esqueçamos de agradecer, de louvar e bendizer o Senhor, nosso Deus.

Comment here